Prefeitura orienta sobre cuidados durante o isolamento domiciliar


 

O isolamento domiciliar é regra aplicável especialmente para quem foi diagnosticado ou apresenta suspeita de coronavírus. Nesses casos existe uma série de cuidados indispensáveis para evitar a proliferação do vírus e manter o ambiente seguro. Entre as orientações está o isolamento da pessoa com covid-19 em um cômodo, com a porta fechada e janelas abertas para circulação do ar e entrada de luz, além do uso de máscara. Sofás, cadeiras ou colchões não devem ser compartilhados e a recomendação é manter 2 metros de distância da pessoa infectada dos demais moradores.


Objetos pessoais, como talheres, sabonetes, pasta de dente e toalhas, devem ser separados, as superfícies tocadas pela pessoa isolada devem ser limpas constantemente, em especial o banheiro, quando possível, deve ser de uso exclusivo. Lençóis da cama devem ser trocados pela pessoa isolada e se houver secreções o item deve ser embalado em sacos plásticos antes da limpeza, o mesmo vale para roupas.

De modo algum a pessoa confirmada ou com suspeita de covid-19 deve sair de casa sem autorização médica. O fim do isolamento será autorizado após avaliação de profissionais. Para quem veio do exterior ou de locais com casos confirmados, o distanciamento social também é válido, mesmo se não apresentar sintomas, como dor, febre e tosse seca. Neste caso o tempo de isolamento deve durar por 14 dias.

A Prefeitura de Maringá ainda oferece o monitoramento, triagem e esclarece dúvidas, por meio de uma plataforma de inteligência artificial. O atendimento é realizado pela robô Laura, que pode ser acessada por meio do site da prefeitura (www.maringa.pr.gov.br) ou pelo whatsapp 0800 133 1333.
Compartilhar por Whatsapp

About Julio Take

Júlio Take, nasceu em Maringá-Paraná em 1967. Teve a primeira experiência profissinal em 1986, no O Jornal de Maringá. após essa primeira experiencia, trabalhou um tempo em Cascavel e Foz do Iguaçu. Após alguns anos militando na imprensa da região oeste do estado do Paraná, foi convidado a integrar a equipe da Agência de Notícias News.

0 comentários :