TRF4 segura processo contra prefeito de Cascavel



A cidade paranaense de Cascavel, oeste do Paraná,(distante de Maringá a 267,9) vive um clima de insegurança jurídica e consequentemente insegurança eleitoral e administrativa, por causa da condenação do prefeito Leonaldo Paranhos. 

Ele foi investigado, julgado e condenado em primeira instância por improbidade administrativa e  vai ser obrigado a ressarcir os cofres públicos em R$ 1.800.000 e quitar uma multa no valor de R$ 500.000,00 e vai perder os direitos políticos por 5 anos.

 
 No dia 25 de fevereiro de 2019 o Prefeito Leonaldo foi condenado em primeira instancia pela Juíza Federal ANA CAROLINA MOROZOWSKI,por improbidade administrativa.

Quando foi presidente do IPEM,Pr,Leonaldo,mesmo orientado sobre irregularidades em um contrato com a ( ACADEF), fez a renovação por sua conta e risco. 

A Associação Canoense de Deficientes Físicos (ACADEF) já havia sido denunciada em outros contratos, no mesmo formato e com isso a juíza entendeu que houve dolo. O recurso em segunda instância tramita a um ano no TRF da 4ª Região, e até agora não teve nenhuma movimentação. A relatora é a desembargadora Vivian Pantaleão Caminha,que sequer encaminhou a peça processual ao Ministério Público.

Caso o processo continue  parado e não entre na pauta de  julgamento antes das eleições, a cidade de Cascavel, na eventualidade de reeleição de Leonaldo, pode ter um prejuízo administrativo sem precedentes. Imagine um prefeito ocupando o cargo sustentado por liminar com a possibilidade da cidade ter que viver uma nova eleição.A tendência é sempre pela continuidade da primeira sentença.

Nesse momento a responsabilidade é do TRF4 que poderia priorizar esses julgamentos que mexem com toda a estrutura de uma cidade a exemplo da maioria dos municípios brasileiros que não poderá terá pedras no caminho para a recuperação da crise econômica causada pela pandemia.
Compartilhar por Whatsapp

Julio Take

Júlio Take, nasceu em Maringá-Paraná em 1967. Teve a primeira experiência profissinal em 1986, no O Jornal de Maringá. após essa primeira experiencia, trabalhou um tempo em Cascavel e Foz do Iguaçu. Após alguns anos militando na imprensa da região oeste do estado do Paraná, foi convidado a integrar a equipe da Agência de Notícias News.

0 comentários :