Vacina para meningite recebe substituição no calendário de adolescentes


A vacina Meningocócica ACWY foi incluída no calendário de vacinação para adolescentes de 11 e 12 anos. O objetivo é prevenir a meningite e outras doenças causadas pela bactéria. A dose está disponível nas 26 Unidades Básicas de Saúde do município mediante apresentação de documento pessoais e carteirinha de vacinação. É recomendado apenas um acompanhante por pessoa e obrigatório o uso de máscara.

Anteriormente as doses eram aplicadas entre 11 e 14 anos. “A substituição se deve pela abrangência de mais sorotipos. Além da faixa etária ser uma das mais afetadas e responsável pela transmissão”, explica a coordenadora da Sala de Vacina, Edlene Goes. 

Os adolescentes de 11 e 12 anos que já receberam uma dose da Meningo C precisam ser vacinados com a Meningo ACWY. Para esses casos, é necessário respeitar o prazo de 30 dias para a receber a nova vacina. É importante lembrar que crianças de 3 e 5 meses recebem uma dose da Meningo C com o reforço aplicado ao completar um ano.
Compartilhar por Whatsapp

Julio Take

Júlio Take, nasceu em Maringá-Paraná em 1967. Teve a primeira experiência profissinal em 1986, no O Jornal de Maringá. após essa primeira experiencia, trabalhou um tempo em Cascavel e Foz do Iguaçu. Após alguns anos militando na imprensa da região oeste do estado do Paraná, foi convidado a integrar a equipe da Agência de Notícias News.

0 comentários :