Parque do Ingá é destaque no Dia Mundial do Meio Ambiente


A atualização do Plano de Manejo do Parque do Ingá e a importância da unidade de conversação florestal para a cidade serão debatidos na live do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta sexta-feira, 6 de junho. A transmissão, às 19h, foi organizada pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com pesquisadores envolvidos na elaboração do plano. O formato foi adotado para preservar o isolamento social. Link já está disponível no canal do Youtube da prefeitura

    Participantes da live abordarão os estudos realizados por pesquisadores de instituições de ensino para a atualização do plano de manejo do parque maringaense. O documento, em fase final de validação pelo Conselho de Meio Ambiente de Maringá (Condema), será base para ações de preservação e manutenção da unidade ambiental. 

    Os pesquisadores abordarão, ainda, a relevância ambiental do Parque do Ingá, ressaltando a importância da sua área de Mata Atlântica e os serviços ambientais que destacam Maringá como uma referência nacional quando o assunto são os parques e os corredores ecológicos (ambientes com ecossistemas fundamentais para preservação de biomas como a Mata Atlântica). 

    Plano - O Plano de Manejo do Parque do Ingá é um documento guia para as ações de manutenção e de qualquer outra natureza dentro da unidade de conservação. Deve ser atualizado periodicamente. Para definir a nova versão, foram analisados os aspectos limnológicos (referentes ao lago), a vegetação terrestre, a mastofauna (mamíferos), avifauna (aves), herpetofauna (anfíbios e répteis), contemplando, ainda, os aspectos do meio físico e sócio-ambientais.

Nas próximas semanas, o documento final será encaminhado ao Condema para aprovação. O passo seguinte é a consulta e audiência pública para sua validação final e implantação.

    Programação - A live começará às 19h e será transmitida no canal do Youtube da Prefeitura de Maringá, bem como em outras mídias sociais verificadas. Para assistir, basta acessar os links por meio de um computador ou celular. Também é possível contribuir com comentários e fazer perguntas. Os participantes da live são os responsáveis pela atualização do plano de manejo. Confira os nomes:

• Marta Luzia de Souza - Engenheira Geóloga, UFOP, Mestre em Geotecnia, EESC, Doutora em Geociências e Meio Ambiente, UNESP/Rio Claro. Professora Associada do Departamento  e Pós- Graduação em Geografia da UEM (DGE/PGE). Pesquisadora do Grupo de Estudos Multidisciplinares do Ambiente (GEMA/UEM), desde 1998.

 Susicley Jati- Licenciada em Biologia pela UEM, Mestre em Engenharia Ambiental pela USP de São Carlos, Doutora em Ciências Ambientais pela UEM. Pesquisadora do Nupélia/UEM desde 1999.

 Kazue Kawakita - Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Estadual de Londrina, Mestrado e Doutorado pela UEM, Bióloga, Pesquisadora da Nupelia/UEM desde 1995.

 Helen Cassia Proença - Licenciada em Biologia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, Mestre em Biologia Comparada pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente sou doutorando em Biologia comparada pela Universidade Estadual de Maringá.

 Priscilla Esclarski - Licenciada em Biologia pelo Centro Universitário de Maringá- Unicesumar, Mestre em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA. Atualmente doutoranda em Biologia comparada pela Universidade Estadual de Maringá - UEM.

 Rômulo Diego de Lima Behrend - Biólogo, Mestre e Doutor em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual de Maringá. Coordenador de Cursos de Graduação e Pós Graduação da UNICESUMAR.

 Henrique Ortêncio Filho - Biólogo, mestre em Zootecnia e doutor em Ciências, todos pela UEM. Professor do Departamento de Ciências da UEM, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais, docente do Programa de Pós-Graduação em Biologia Comparada e coordenador do GEEMEA (Grupo de Estudos em Ecologia de Mamíferos e Educação Ambiental). Atua em ecologia de mamíferos e educação ambiental.

 Gisele Caroline Novakowski - Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá, Mestrado e Doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais pela Universidade Estadual de Maringá. Docente e Diretora de Educação a Distância do Centro Universitário Ingá-UNINGÁ.
Compartilhar por Whatsapp

Julio Take

Júlio Take, nasceu em Maringá-Paraná em 1967. Teve a primeira experiência profissinal em 1986, no O Jornal de Maringá. após essa primeira experiencia, trabalhou um tempo em Cascavel e Foz do Iguaçu. Após alguns anos militando na imprensa da região oeste do estado do Paraná, foi convidado a integrar a equipe da Agência de Notícias News.

0 comentários :