Deputados lamentam morte de Paulinho Payakan por Covid-19

Najara Araújo/Câmara dos Deputados
Ordem do dia para votação de propostas. Dep. Joenia Wapichana (REDE - RR)
Joenia Wapichana: Payakan é um dos mais de 280 indígenas mortos por Covid-19

Deputados lamentaram em Plenário a morte do líder indígena Paulinho Payakan, de 67 anos, em decorrência do novo coronavírus. Ele estava internado no sudeste do Pará desde o dia 9.

A deputada Joenia Wapichana (Rede-RR) ressaltou que Payakan é um dos mais de 280 indígenas mortos por Covid-19 até agora. “Ele foi um líder Kaiapó que muitas vezes veio ao Congresso em defesa dos povos indígenas”, afirmou.

A parlamentar defendeu a importância de transformação em lei da proposta (PL 1142/20) que institui medidas para prevenir a disseminação da Covid-19 entre povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais. O texto foi aprovado em maio pela Câmara dos Deputados, pelo Senado nesta terça-feira (16) e seguiu para sanção presidencial.

O deputado Vicentinho Júnior (PL-TO) disse que o Brasil perde um “grande líder, que lutou por muitas décadas pela demarcação de terras indígenas”.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Compartilhar por Whatsapp

Julio Take

Júlio Take, nasceu em Maringá-Paraná em 1967. Teve a primeira experiência profissinal em 1986, no O Jornal de Maringá. após essa primeira experiencia, trabalhou um tempo em Cascavel e Foz do Iguaçu. Após alguns anos militando na imprensa da região oeste do estado do Paraná, foi convidado a integrar a equipe da Agência de Notícias News.

0 comentários :