Terceira fase da vacinação contra a gripe começa neste sábado, 9

Secretaria de Saúde divulga a terceira fase de vacinação contra a gripe.
Thiago Louzada / PMM

A terceira fase da campanha de vacinação contra a gripe inicia neste sábado, 9, com o Dia D de vacinação para crianças de 6 meses a 5 anos 11 meses e 29 dias, das 8 às 17 horas, nas 25 UBSs. A vacinação para essa faixa etária segue até o dia 15 de maio durante o horário de imunização de cada unidade. Gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e idosos acima de 60 anos devem agendar a imunização na UBS de referência por telefone, a partir desta terça, 5, e serão vacinados em casa.

Devido o cenário atual do coronavírus, crianças devem ser acompanhadas somente por um responsável e todos devem usar máscaras. Para pessoas de 6 a 59 anos com doenças crônicas permanecem a vacinação nas 25 UBSs até sexta, 8, respeitando o horário de vacinação cada unidade. Pessoas com deficiência (física, visual, auditiva, intelectual, mental ou múltipla) serão vacinados de 11 a 15 de maio, na UBS mais próxima.  

Para todos os grupos, é obrigatório, no ato da vacinação, o atestado médico para doenças crônicas, documentos pessoais com foto, carteira de vacinação, entre outros. Aqueles em que a deficiência não é visível deverão apresentar comprovação.

A campanha de vacinação contra influenza, iniciada em 23 de março, já imunizou 86.361 pessoas entre idosos, caminhoneiros, trabalhadores da área da saúde, portadores de doenças crônicas e pessoas com outras condições clínicas especiais. Até quinta, 30, 51.439 idosos foram imunizados (115,26% do grupo vacinado), ultrapassando a meta da meta campanha que era vacinar 44.628 idosos. Foram vacinados 20.072 portadores de doenças crônicas (população para ser vacinada: 38.577) e 12.288  trabalhadores da saúde (89,60% do grupo imunizados).

Veja o cronograma de aplicações de vacinas da terceira fase:

Vacinação para pessoas de 6 a 59 anos com doenças crônicas
Onde: UBS (veja em anexo os locais e horários)
Quando: até, sexta, 8

Idosos acima de 60 anos, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto)
Onde: Vacinação domiciliar
Quando: a partir desta terça, 5, pode ser realizados os agendamentos por telefone, até o dia 15 de maio.

Crianças de 6 meses a 5 anos
Dia D de vacinação: sábado, 9, das 8 às 17 horas
Onde: UBS (veja em anexo os locais e horários)
Quando: Até o dia 15 de maio

Pessoas com deficiências
Onde: UBS (veja em anexo os locais e horários)
Quando: de 11 a 15 de maio

*Professores e pessoas de 55 a 59 anos também fazem parte da 3ª fase da vacinação. Neste mesmo período haverá um novo momento de vacinação dos públicos: trabalhadores de saúde, profissionais das forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo. A divulgação de datas e estratégias será em breve.
Compartilhar por Whatsapp

Julio Take

Júlio Take, nasceu em Maringá-Paraná em 1967. Teve a primeira experiência profissinal em 1986, no O Jornal de Maringá. após essa primeira experiencia, trabalhou um tempo em Cascavel e Foz do Iguaçu. Após alguns anos militando na imprensa da região oeste do estado do Paraná, foi convidado a integrar a equipe da Agência de Notícias News.

0 comentários :