Projeto veda importação de combustíveis fósseis e etanol por 90 dias

O Projeto de Lei 2546/20 proíbe, por 90 dias, a importação de gasolina, diesel e etanol. A medida poderá ser prorrogada por mais 60 dias. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
C. E. Parcerias Público Privadas (PL 7063/17) - PPPs, Concessões Públicas e Investimento em Infraestrutura. Dep. Arnaldo Jardim (CIDADANIA-SP)
Jardim: proibição provisória ajuda a preservar o parque de refino nacional e a garantir manutenção de  empregos

A proposta é de autoria do deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP). Segundo ele, a expressiva queda da demanda, provocada pela pandemia de coronavírus, tornou o Brasil autossuficiente em combustíveis fósseis e etanol, não havendo necessidade de estimular a importação neste momento.

Para o deputado, a proibição provisória traz vários benefícios, como preservar o parque de refino nacional de gasolinas e óleos diesel; garantir a manutenção de mais de um milhão de empregos em vários segmentos dessa cadeia e preservar reservas cambiais nacionais.

“O setor, em toda a sua extensão, vem passando por uma crise inédita”, disse Jardim. “A temporária proibição nas importações de combustíveis tem o condão, portanto, de contribuir para a sustentabilidade do setor nacional, bem como da manutenção dos milhares de empregos diretos e indiretos envolvidos.”

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Compartilhar por Whatsapp

Julio Take

Júlio Take, nasceu em Maringá-Paraná em 1967. Teve a primeira experiência profissinal em 1986, no O Jornal de Maringá. após essa primeira experiencia, trabalhou um tempo em Cascavel e Foz do Iguaçu. Após alguns anos militando na imprensa da região oeste do estado do Paraná, foi convidado a integrar a equipe da Agência de Notícias News.

0 comentários :