Prefeitura recolhe média de 5t de descarte irregular por dia


O descarte de entulhos e bens inservíveis em espaços públicos permanece como problema rotineiro na cidade. Todos os dias, pelo menos 5 toneladas de materiais são retiradas de ruas, avenidas, praças e fundos de vale. O comportamento, criminoso, pode gerar multas de R$ 5 mil a R$ 50 milhões. Cidadão pode denunciar a irregularidade pelo telefone 156 (ouvidoria municipal). Importante que no flagrante seja apontado, em foto e vídeo, a placa do veículo para posterior identificação e autuação. 

“Os materiais descartados irregularmente, além de gerar mais demanda aos servidores que poderiam estar empenhados em outras atividades benéficas à cidade, tornam-se focos para o mosquito transmissor da dengue e criadouro de outros animais como ratos e baratas”, destaca o secretário de Serviços Públicos, Antônio Padilha. Neste ano, a Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Sema), recebeu 150 denúncias, enquanto no ano anterior foram registradas 120 no mesmo período. As multas apresentam números expressivamente maiores, com 15 aplicações de janeiro a maio deste ano, contra 18 autuações entre janeiro e dezembro de 2019. 

Entre as medidas desenvolvidas pela prefeitura para solucionar o problema do descarte incorreto está a implantação dos ecopontos, contêineres adequados para receber recicláveis e outros materiais. O primeiro será no Jardim Piatã, dos cinco previstos. Em Maringá também há pontos de coletas de lâmpadas fluorescentes, óleo de cozinha usado, coleta seletiva de resíduos recicláveis, vidros e outros. Informações de locais para descarte regular de resíduos podem ser acessadas no site (clique aqui) ou na sede da Sema (Av. Cerro Azul, 544 - Zona 2 - (44) 3293-8750.
Compartilhar por Whatsapp

Julio Take

Júlio Take, nasceu em Maringá-Paraná em 1967. Teve a primeira experiência profissinal em 1986, no O Jornal de Maringá. após essa primeira experiencia, trabalhou um tempo em Cascavel e Foz do Iguaçu. Após alguns anos militando na imprensa da região oeste do estado do Paraná, foi convidado a integrar a equipe da Agência de Notícias News.

0 comentários :