Maringá aparece em 3º lugar no ranking da transparência entre as cidades do Paraná


O Tribunal de Contas do Estado (TCE) publicou nesta quarta, 27, ranking portais da transparência dos 399 municípios do Paraná. Os dados para formação do ranking correspondem a 2019. Maringá aparece em 3º lugar, com nota 85,37%, atrás de Candói (94,48%) e Cascavel (93,07%) e a frente de Londrina (4º) e Curitiba (198º). Índice de Transparência da Administração Pública (ITP) das prefeituras e leva em consideração transparência administrativa, financeira, passiva, boas práticas e usabilidade.

A Prefeitura de Maringá criou aba específica sobre o coronavírus no Portal da Transparência, antecipando-se à recomendação da Controladoria Geral da União (CGU). A aba traz informações gerais sobre licitações para compra de bens e serviços referentes ao enfrentamento da pandemia, além de dados epidemiológicos. Em 2019, a prefeitura regulamentou a lei de acesso a informação por meio do decreto 1065/2019. 

O controlador-geral do município, Antonio Lage, explica que o município tem aplicado diversos protocolos para tornar cada vez mais acessíveis as informações no portal, buscando garantir o máximo de transparência nas ações da gestão. "Ampliamos ainda a aba de informações dos servidores e criamos a dos conselhos municipais com publicações de atas", afirma

Em 2018, Maringá estava em 4º lugar no ranking. "Subimos mais uma posição e estamos trabalhando e adequando cada vez mais o Portal da Transparência da Prefeitura de Maringá para atingirmos, em breve, o primeiro lugar deste ranking", afirma a gerente de controladoria jurídica, Angela Helert.  

Saiba mais:
Para acessar o portal, é só abrir o site da prefeitura e clicar no ícone ′′Portal da Transparência′′ ou acessar o link http://bit.ly/2uI20WG. Caso haja alguma dúvida em relação ao manuseio da plataforma, o cidadão pode entrar em contato com a controladoria da prefeitura pelo telefone (44) 3221-1281.
Compartilhar por Whatsapp

Julio Take

Júlio Take, nasceu em Maringá-Paraná em 1967. Teve a primeira experiência profissinal em 1986, no O Jornal de Maringá. após essa primeira experiencia, trabalhou um tempo em Cascavel e Foz do Iguaçu. Após alguns anos militando na imprensa da região oeste do estado do Paraná, foi convidado a integrar a equipe da Agência de Notícias News.

0 comentários :