Hospital Municipal e Upa Zona Sul são unidades exclusivas para internamento de pacientes

Upa Zona Sul agora é unidade exclusiva para internamento de pacientes. Foto : Aldemir de Moraes / PMM

A Prefeitura de Maringá realizou mudanças no organograma de atendimento das unidades de saúde, como parte da estratégia de enfrentamento do coronavírus. Entre as alterações, o Hospital Municipal e Upa Zona Sul se tornaram unidades exclusivas para internamento de pacientes, sem nenhum tipo de atendimento aberto ao público. Para a segurança e agilidade do serviço, o cidadão deve se atentar em quando e onde buscar cada unidade de saúde. 

O cidadão que precisar de atendimento de urgência e emergência e não apresentar sintomas compatíveis com o covid-19 como febre, tosse seca e dificuldade respiratória, pode procurar uma das 5 Unidade de Pronto Atendimento (Upa) 24h: Iguaçu, Mandacaru, Pinheiros, Zona Sul e Quebec. Na presença de sintomas característicos aos do coronavírus ou com forte suspeita de terem contraído, é preciso comparecer até a Upa Zona Norte, unidade exclusiva para pacientes com covid-19.   

Se o paciente apresenta sintomas leves - também não compatíveis com os do covid-19 - ou necessita atendimento para serviços como vacinação, curativos, pediatria, consultas (médico da família e comunidade), retiradas de medicamentos de uso contínuo e emergências odontológicas (de acordo com a disponibilidade da unidade) é preciso ir até a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência. 

Atendimentos pediátricos em casos de urgência e emergência, que não possam ser realizados nas UBSs, são feitos no Pronto Atendimento à Criança (PAC) 24h. A unidade fica localizada na avenida Sophia Rasgulaeff nº1053, Jardim Alvorada. 

Ao buscar o local correto, a população contribui para o fluxo da rede, sem grandes riscos de se contagiar, e tem rapidez no atendimento. “Adotamos o Plano de Contingência Hospitalar (PCH) para termos controle da situação. Pedimos às pessoas para comparecerem
Compartilhar por Whatsapp

Julio Take

Júlio Take, nasceu em Maringá-Paraná em 1967. Teve a primeira experiência profissinal em 1986, no O Jornal de Maringá. após essa primeira experiencia, trabalhou um tempo em Cascavel e Foz do Iguaçu. Após alguns anos militando na imprensa da região oeste do estado do Paraná, foi convidado a integrar a equipe da Agência de Notícias News.

0 comentários :