Prefeitura recebe 12,9 mil denúncias em três semanas; 3,1 mil viram vistorias

Operação mobilizar diferentes segmentos pela prevenção ao coronavírus
Foto: Andye Iore / PMM


A Operação Integrada da Prefeitura de Maringá e forças de segurança sobre cumprimento do decreto municipal 445/2020 de prevenção ao coronavírus já receberam 12.934 denúncias desde o dia 20 de março. Dessas 1/4 geraram vistorias. Sendo que das mais de 3 mil vistorias, foram apenas 99 autuações. E ainda assim para muitos casos reincidentes. Por isso, a Secretaria da Fazenda passará a encaminhar um Termo de Orientação para estabelecimentos com dados sobre o decreto. Assim, conseguirá cobrir uma parte maior das denúncias evitando irregularidades. Leia os decretos municipais . 

O caráter da operação é de prevenção e não de punição. Por isso fiscais orientam ou notificam antes. Casos de autuações diretas foram já quando operação estava em andamento e o decreto foi amplamente divulgado por toda a mídia. Estabelecimentos que deveriam estar fechados, com seus funcionários em casa em prevenção ao coronavírus, estavam abertos. Muitos com aglomerações de clientes flagradas nas vistorias. Há até casos de empresas com atividades não permitidas no alvará. 

Outros casos foram de empresas que haviam sido orientadas antes e persistiram na irregularidade, caracterizando reincidência. O decreto municipal tem normas bem claras sobre quais tipos de estabelecimentos podem atender comunidade, de que maneira e horários. Trabalho preventivo é feito com fiscais que já tem experiência no segmento e são acompanhados de apoio da Guarda Municipal e outras vezes também das polícias Civil e Militar para garantir integridade dos servidores que sofrem ameaças e são intimidados constantemente. 

• DADOS:
- Denúncias - 12.934
- Vistorias - 3.187
- Notificações - 150
- Autuações - 99

• Confira aqui os decretos municipais em prevenção ao coronavírus. 
Compartilhar por Whatsapp

Julio Take

Júlio Take, nasceu em Maringá-Paraná em 1967. Teve a primeira experiência profissinal em 1986, no O Jornal de Maringá. após essa primeira experiencia, trabalhou um tempo em Cascavel e Foz do Iguaçu. Após alguns anos militando na imprensa da região oeste do estado do Paraná, foi convidado a integrar a equipe da Agência de Notícias News.

0 comentários :