Prefeitura apresenta Plano de Contingência contra coronavírus


A Prefeitura de Maringá apresentou na manhã de hoje, 13, o Plano de Contingência contra o CoronaVírus (Coronavirus disease - Covid-19). Foram assinados dois decretos sobre planos de ação e formação do Grupo Executivo Municipal Emergencial (GEM-ESP) e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS). Maringá teve seis casos suspeitos de Covid-19 descartados e há dois em monitoramento. "Maringá está preparada, mas vamos tomar medidas sem precipitação", anunciou Ulisses Maia.
Em seguida secretário de Saúde, Jair Biatto, fez rápida apresentação mostrando o que os grupos formados já fazem e características da doença. Ele citou que período que Covid-19 fica numa região é de cinco meses. "A infecção é rápida. As estatísticas mostram que uma pessoa infectada tem potencial para transmitir o vírus para outras três”, disse o secretário.
A princípio, aulas e eventos na cidade estão mantidos e isso será reavaliado diariamente. O que deve ser adiado num primeiro momento são eventos com idosos, que é classe mais suscetível à doença. Na próxima segunda-feira haverá dois eventos no auditório Hélio Moreira abordando sintomas, prevenção, diagnóstico e tratamento. Um às 8h para equipes médicas e outro às 14h para sindicatos, associações, conselhos, entre outros.

Os sintomas do Covid-19 são parecidos com da gripe. Como febre, dor na garganta, nariz escorrendo. Mas com complicações como náusea, vômito e diarreia. Deve-se deixar ambientes ventilados, evitar contato físico e não ficar em aglomerações. A prefeitura maringaense também receberá 15 profissionais do programa Mais Médicos e já há quatro UTIs do Hospital Municipal preparadas para receber pacientes com Covid-19.

PREVENÇÃO - Acompanhe pelas páginas da prefeitura na internet as informações atualizadas. Também há email notifiqueaqui@maringa.pr.gov.br e o telefone e whats app ( 44) 99139-7167 para que a população se informe ou comunique suspeitas da doença.

Participaram do evento hoje secretários e diretores municipais, os vereadores Alex Chaves, Sidnei Telles e Mário Verri, 15ª Regional de Saúde, imprensa, convidados, entre outros.
Compartilhar por Whatsapp

Julio Take

Júlio Take, nasceu em Maringá-Paraná em 1967. Teve a primeira experiência profissinal em 1986, no O Jornal de Maringá. após essa primeira experiencia, trabalhou um tempo em Cascavel e Foz do Iguaçu. Após alguns anos militando na imprensa da região oeste do estado do Paraná, foi convidado a integrar a equipe da Agência de Notícias News.

0 comentários :