Protocolo de Manchester: cores determinam prioridades em UPAs e UBSs


Talvez você não saiba, mas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Maringá aplicam o Protocolo Internacional de Manchester, conforme exige o Ministério da SaúdeÉ um sistema de triagem que auxilia na organização da ordem de atendimentos.

Baseado em critérios inteligentes de prioridade, surgiu em 1997 em Manchester, na Inglaterra, e por sua eficiência, se espalhou rapidamente pela Europa, sendo implantado no Brasil em 2007. Cores determinam a gravidade do caso do paciente e o tempo máximo de espera para o atendimento.

Vermelho (emergência): o paciente é atendido imediatamente, sem espera;
Laranja (muito urgente): atendimento deve acontecer o quanto antes, com no máximo 10 minutos de espera;
Amarelo (urgente): não é considerado emergência. Tempo de espera: até 60 minutos;
Verde (pouco urgente): caso pouco grave. Tempo máximo de espera: 120 minutos;
Azul (não urgente): caso mais simples, espera de até 240 minutos para ser atendido ou transferido para outro serviço de saúde.

A Prefeitura de Maringá alerta que as UBSs oferecem o acompanhamento necessário para o controle do seu estado de saúde, de modo que o quadro não se agrave. É fundamental que as pessoas procurem atendimento para acesso a métodos contraceptivos, acompanhamento de doenças crônicas (diabetes ou hipertensão), controle do estado de saúde, acompanhamento do pré-natal, curativos, coleta de exames laboratoriais, além de encaminhamento para especialistas e fornecimento de medicamentos gratuitos. Confira este vídeo sobre o funcionamento das UBSs e UPAs e saiba mais.

SERVIÇO
Secretaria Municipal de Saúde
Gerência de Assistência à Saúde (UBSs) (44) 3218-3124

UPA 24h Zona Sul
Av. Arquiteto Nildo Ribeiro da Rocha, 865 - Jardim Higienópolis (44) 3221-4812

UPA 24h Zona Norte
R. Ana Neri, 152 - Jardim Alvorada (44) 3261-7961

Compartilhar por Whatsapp

Julio Take

Júlio Take, nasceu em Maringá-Paraná em 1967. Teve a primeira experiência profissinal em 1986, no O Jornal de Maringá. após essa primeira experiencia, trabalhou um tempo em Cascavel e Foz do Iguaçu. Após alguns anos militando na imprensa da região oeste do estado do Paraná, foi convidado a integrar a equipe da Agência de Notícias News.

0 comentários :