Inscrição para Prova Rústica abre na próxima semana


A tradicional Prova Rústica Tiradentes abrirá inscrição para edição 2020 no dia 13 de fevereiro, próxima quinta-feira. Será a 46ª edição da competição de rua realizada em abril atraindo atletas de outros países para Maringá. A Secretaria de Esportes e Lazer (SESP) disponibilizará 8 mil vagas para a prova com inscrição feita pelo site da Prefeitura de Maringá. Nos próximos dias divulgará outras informações. "Prova Rústica Tiradentes vem crescendo ano a ano e pretendemos fazer a melhor prova da história esse ano", comenta diretor da SESP, Valdemar Silva "Dema".

A competição tem perfil social, sendo que essa edição a inscrição será um quilo de alimento não perecível ou fralda geriátrica. Produtos arrecadados serão encaminhados pelo Provopar para entidades assistenciais.

A Prova Rústica Tiradentes é uma das principais competições esportivas do calendário esportivo maringaense. Prova é homologada pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) fazendo parte do calendário nacional desde 1997. A corrida de rua acontece desde 1975 e é realizada no mês de abril. Uma homenagem a Joaquim José da Silva Xavier "Tiradentes", patrono da Polícia Militar.

O trajeto é de 10 mil metros passando pelo centro de Maringá e Parque do Ingá. Edição de 2019 teve 8 mil inscritos. Sendo atletas de mais de 200 cidades. Prova maringaense é tão destacada no atletismo que está na agenda dos corredores de ponta, como os quenianos. Como aconteceu no ano passado com atletas africanos sendo campeões e feminino. No masculino William Kibor venceu com tempo de 29′′50. Ele também já foi campeão da Meia Maratona do Rio de Janeiro. E no feminino queniana Salome Mosobo venceu com 33′′52.

HÁBITO - Outro aspecto importante da Prova Rústica Tiradentes foi ter criado um costume e agenda de corridas de rua em Maringá, relacionando esporte com saúde. Há outras provas como Corrida da Polícia Militar, Circuito Maringaense de Corrida de Rua, Corrida de Iguatemi, Corrida do Alvorada, Prova Mandacaru, entre outras.
Compartilhar por Whatsapp

Julio Take

Júlio Take, nasceu em Maringá-Paraná em 1967. Teve a primeira experiência profissinal em 1986, no O Jornal de Maringá. após essa primeira experiencia, trabalhou um tempo em Cascavel e Foz do Iguaçu. Após alguns anos militando na imprensa da região oeste do estado do Paraná, foi convidado a integrar a equipe da Agência de Notícias News.

0 comentários :