Estrutura do terminal tem mais de 1,6 milhão de tonelada de materiais


A estrutura do Terminal Urbano Dr. Said Ferreira tem mais de 1,6 milhão de tonelada de material entre ferragens, peças, pilares, totens, entre outros produtos. Estrutura no piso térreo está pronta e em fase de acabamento. Inauguração será no dia 28 de fevereiro com apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) e agenda com outros eventos a partir das 14h. Piso superior com praça de alimentação e lojas será inaugurado num segundo momento. 

Novo terminal tem área quatro vezes maior que o anterior que foi demolido. São 22,3 mil m² com 44 baias para ônibus de 66 linhas. Cada baia tem um totem com 2 metros de altura por 50 centímetros de largura, tendo o número e nome da linha adesivados.

Um dos destaques visuais da nova estrutura são os três arcos amarelos no centro do local. São 69 metros de comprimento e 17,2 metros de altura.

Secretarias de Mobilidade Urbana (Semob) e de Obras Públicas (Semop) trabalham em vistorias no acabamento das instalações. O piso é lavado numa parte e na outra os ladrilhos instalados passam por vistoria para verificar se estão bem fixados. 
Os que não estão bem fixos, são marcados com "x" e outra equipe vem em seguida remover e substituir. É um trabalho minucioso numa área de 12,5 mil m² com 314 mil unidades de ladrilhos verificadas uma a uma. Trabalho começou ontem e segue até próxima semana.

Aproximadamente 30 mil pessoas circularão diariamente pelo terminal. O acesso entre térreo e o piso superior será feito por três escadas rolantes e mais três elevadores. Também há instrumentos que não haviam antes. Alguns com foco na acessibilidade, como mapas em painéis táteis, ar condicionado, televisores, câmeras de segurança, detectores de fumaça, entre outros.

TERMINAL
• 1,6 milhão de tonelada de materiais
• área - 22,3 mil m²
• baias - 44 / • linhas - 66
• fluxo de pessoas - 30 mil / dia
• ladrilhos - 314 mil unidades
• 3 arcos - 69 metros de comprimento, 17,2 metros de altura

Compartilhar por Whatsapp

Julio Take

Júlio Take, nasceu em Maringá-Paraná em 1967. Teve a primeira experiência profissinal em 1986, no O Jornal de Maringá. após essa primeira experiencia, trabalhou um tempo em Cascavel e Foz do Iguaçu. Após alguns anos militando na imprensa da região oeste do estado do Paraná, foi convidado a integrar a equipe da Agência de Notícias News.

0 comentários :