Cultura tem 2019 cheio e grandes expectativas para 2020

                                                                                                             Aldemir de Moraes / PMM

A Secretaria de Cultura de Maringá (Semuc) teve ótimos resultados no ano passado e entra em 2020 já com novos eventos e espaços. Foram cursos, editais, shows, exposições, reuniões, eventos, entre tantas outras atividades que movimentaram a cultura maringaense o ano todo. Foram 212 projetos contemplados com verbas e uma proximidade com classe artística que até então não havia. "Reduzimos a burocracia e estamos em contato direto com os agentes e artistas culturais da cidade", comenta secretário da Semuc, Miguel Fernando.

O foco da Semuc na gestão Ulisses Maia é a descentralização da cultura. Um destaque foi o desmembramento do edital Aniceto Matti, com edital próprio para o Audiovisual. Aos poucos, outros segmentos ganharão seus editais. Entre as novidades em 2020 está o Convite às Artes Populares. Vários eventos foram realizados nos bairros e outros estão planejados para esse ano.

Um grande avanço na cultura maringaense no ano passado foi o lançamento da plataforma Maringá Cultura. Ferramenta multiuso serve como agenda de eventos, cadastro de artistas, inscrição para cursos, publicação de editais, entre outras situações. Além dos eventos terem sido bem positivos em 2019, esse ano serão mantidos os principais e ainda serão lançados outros novos. Um dos destaques será já em março com a Semana de Artes e Cultura. Uma das novidades será o Mês da Música.

Entre outras novidades e adequações estão reformas dos teatros, um novo local para a Biblioteca Municipal, reforma da biblioteca do Jardim Alvorada, obras no Cine Teatro Plaza e no Antigo Aeroporto, entre outras.

Na próxima semana publicaremos outros textos detalhando esses segmentos, o que foi mais importante em 2019 e as novidades para 2020.
Compartilhar por Whatsapp

Julio Take

Júlio Take, nasceu em Maringá-Paraná em 1967. Teve a primeira experiência profissinal em 1986, no O Jornal de Maringá. após essa primeira experiencia, trabalhou um tempo em Cascavel e Foz do Iguaçu. Após alguns anos militando na imprensa da região oeste do estado do Paraná, foi convidado a integrar a equipe da Agência de Notícias News.

0 comentários :