Serviços online diminuem 60% de contribuintes na praça de atendimento


A Prefeitura de Maringá trabalha cada vez mais para facilitar e agilizar o atendimento do contribuinte. Bom exemplo disso é o ′ITBI Online′. Desde sua implantação, há um ano, o sistema digital de emissão de guia de pagamento do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis, diminuiu em 60% o fluxo de pessoas no atendimento presencial. Além da guia, o contribuinte pode solicitar laudos de avaliações ou outros serviços pertinentes aos impostos.

Por mais que essas guias possam ser solicitadas online, muitas pessoas ainda procuram a prefeitura pessoalmente para essa demanda. Quando isso acontece, o processo de emissão acaba por envolver o trabalho de muitos servidores e pode demorar em média 7 dias. Já a emissão online é acompanhada pelo mínimo de pessoas (3 servidores contra 12 no sistema presencial) e permite o acesso via internet, tendo tempo médio de 2 dias para ser solucionado. 

′′Mesmo com a diminuição de protocolos presenciais, a Prefeitura de Maringá manteve a arrecadação das guias de ITBI. Este primeiro ano de projeto nos trouxe números positivos para continuar trabalhando desta maneira e garantir a comodidade do contribuinte maringaense′′, afirma o secretário de Fazenda, Orlando Chiqueto.

Outras cidades que experimentaram o processo online se depararam com a diminuição de valores arrecadados por meio do imposto, o que não ocorreu em Maringá. Em janeiro deste ano foram 512 contribuintes que utilizaram o serviço. Já em novembro, foram contabilizados 1.004 usuários, aumento de quase 100%. 

Saiba mais:
Para emitir a guia de ITBI online o contribuinte deve acessar o site da Prefeitura de Maringá (www.maringa.pr.gov.br
Compartilhar por Whatsapp

Julio Take

Júlio Take, nasceu em Maringá-Paraná em 1967. Teve a primeira experiência profissinal em 1986, no O Jornal de Maringá. após essa primeira experiencia, trabalhou um tempo em Cascavel e Foz do Iguaçu. Após alguns anos militando na imprensa da região oeste do estado do Paraná, foi convidado a integrar a equipe da Agência de Notícias News.

0 comentários :