Prefeitura promove Dia D de Mobilização contra o Sarampo no sábado, 30



A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participa da campanha nacional contra o sarampo e realiza no sábado, 30, o Dia D de Mobilização. Todas as Unidades Básicas de Saúde atenderão das 8 às 17 horas para vacinação de pessoas de 20 a 29 anos. Também serão atualizadas as vacinas de qualquer faixa etária, conforme disponibilidade descrita no final do texto.

Deve ser apresentada a caderneta de vacinação para avaliação e registro. Quem tiver as doses necessárias para a idade não será revacinado. No arquivo anexo seguem os horários de atendimento das UBSs durante a semana.

A campanha nacional para interromper a circulação do sarampo e proteger grupos mais acometidos pela doença no país iniciou no dia 7 de outubro para crianças de 6 meses e menores de 5 anos, e desde o dia 18 de novembro é destinada para os adultos de 20 a 29 anos.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de cinco anos de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após.

Saiba mais
Secretaria Municipal de Saúde - Coordenadoria de Imuniobiológicos - fone: 3218-3121

Vacinas disponíveis nas respectivas UBSs

Vacina BCG: Iguaçu, Pinheiros, Quebec, Tuiuti e Zona Sul.
Vacina tríplice viral (sarampo, caxumba, rubéola) - específica para crianças de 6 à 8 meses ou pessoas alérgicas a proteína de leite de vaca: Aclimação, Morangueira, Olímpico, Piatã, Universo e Zona 6. OBS.: As crianças à partir de 9 meses e pessoas sem alergia a proteína de leite de vaca poderão se vacinar em qualquer UBS.
Pólio Oral (reforço de 15 meses e 4 anos): Alvorada III, Cidade Alta, Guaiapó-Requião, Iguaçu, Iguatemi, Mandacaru, Pinheiros, Portal das Torres, Quebec, Tuiuti, Zona 7 e Zona Sul.

*Até 30 de novembro e enquanto houver estoque na UBS, será aplicada a vacina dTpa como 2º reforço para crianças de 4 anos (em substituição à DTP em falta no momento). Não deve haver aplicação desta vacina como 1º reforço (aos 15 meses) – contraindicada para crianças menores de 4 anos.
Compartilhar por Whatsapp

Julio Take

Júlio Take, nasceu em Maringá-Paraná em 1967. Teve a primeira experiência profissinal em 1986, no O Jornal de Maringá. após essa primeira experiencia, trabalhou um tempo em Cascavel e Foz do Iguaçu. Após alguns anos militando na imprensa da região oeste do estado do Paraná, foi convidado a integrar a equipe da Agência de Notícias News.

0 comentários :