Inspeção Municipal garante qualidade de produtos de origem animal


Diariamente, o Serviço de Inspeção Municipal (SIM/POA) fiscaliza a produção industrial e sanitária de produtos de origem animal em Maringá. Neste ano, cerca de 600 operações passaram em 149 estabelecimentos, entre abatedouros, açougues, supermercados e outros comércios de carne bovina, suína, oriundos de granja, pescados, leite, ovos e mel.

O município busca levar o SIM/POA a outro patamar a fim de obter equivalência ao SISBI-POA – Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal. A medida permitirá que produtos inspecionados pelo órgão municipal possam ser comercializados em todo território nacional. O SIM/POA está vinculado à Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico (Seide).

Hoje, para comercializar fora do município ou do Paraná, o produtor rural, indústria ou comércio deve obter licença a serviços estaduais e federais. O processo onera e atrasa expansão de negócios. Com o SISBI, a licença será obtida diretamente junto ao SIM/POA.

O padrão de inspeção será equivalente e não diferente aos outros serviços estaduais e federais. Ou seja, garantido a mesma qualidade higiênico-sanitária e inocuidade dos produtos”, garante a gerente de Agricultura e Pecuária da Seide, Camilla Portolese Pessini.

Para obter equivalência ao SISBI, o município estrutura o SIM de modo a atender o conjunto de normas e requisitos do MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Ampliou a equipe, contratando por concurso público, dois novos médicos veterinários e desenvolveu projeto de lei complementar que normatiza a inspeção e fiscalização. O projeto tramita na Câmara de Vereadores e é apreciado na Comissão de Constituição e Justiça.

Compartilhar por Whatsapp

Julio Take

Júlio Take, nasceu em Maringá-Paraná em 1967. Teve a primeira experiência profissinal em 1986, no O Jornal de Maringá. após essa primeira experiencia, trabalhou um tempo em Cascavel e Foz do Iguaçu. Após alguns anos militando na imprensa da região oeste do estado do Paraná, foi convidado a integrar a equipe da Agência de Notícias News.

0 comentários :