Assembleia traz para o Paraná a discussão dos direitos dos povos indígenas


A Assembleia Legislativa do Paraná promove na próxima terça-feira (03), a partir das 9 horas, uma audiência pública para discutir os direitos das populações indígenas no Estado. O objetivo é escutar representantes dos povos tradicionais, discutir os principais problemas enfrentados e encontrar soluções para valorizar as raízes da cultura indígena. A proposição é do deputado Goura (PDT). O evento ocorre no Plenarinho da Casa.
Entre os participantes estarão representantes indígenas do Paraná, dos legislativos estadual e municipal, do Ministério Público, da FUNAI, além de especialistas da academia e outras entidades que atuam em defesa dos povos tradicionais.
“Devemos preservar nossas raízes. Os povos indígenas, guardiões do Paraná, resistem há mais de 500 anos. Sofreram e sofrem diversos ataques: direitos negados, território tomado, genocídio, descaso e preconceito”, destaca Goura.  
Nesta sexta-feira (29), às 19 horas, a mesma audiência será realizada em Foz do Iguaçu, no Auditório Martina (Sala C309), na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

Exposição

Também na terça-feira, começa na Assembleia a exposição “Paraná Indígena”, com fotografias do acervo fotográfico do Museu Paranaense. Entre as fotos, imagens dos povos Xetá, Kaingang e Guarani do Paraná. A exposição fica em cartaz até o dia 13 de dezembro.
Fonte: Assessoria da Alep
Compartilhar por Whatsapp

Julio Take

Júlio Take, nasceu em Maringá-Paraná em 1967. Teve a primeira experiência profissinal em 1986, no O Jornal de Maringá. após essa primeira experiencia, trabalhou um tempo em Cascavel e Foz do Iguaçu. Após alguns anos militando na imprensa da região oeste do estado do Paraná, foi convidado a integrar a equipe da Agência de Notícias News.

0 comentários :