Vigilância inicia coleta do LIRA na segunda e pede que moradores abram as casas para vistoria



Na próxima semana, as equipes de agentes de endemias da Vigilância em Saúde de Paranavaí vão dar início ao quarto e último LIRA (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti) de 2019. O levantamento será realizado entre os dias 14 e 18 de outubro (de segunda a sexta-feira) em todos os bairros de Paranavaí. 

“Dividimos a cidade em cinco grandes áreas e a previsão é de que vamos fazer as visitas para o levantamento em pelo menos 2.100 imóveis. Depois do LIRA vamos marcar uma reunião com o Comitê de Combate à Dengue para definir ações para a chegada do verão, considerando os resultados deste último levantamento do ano”, explica o assessor da Vigilância em Saúde, Randal Fadel Filho.

Para a diretora da Vigilância, Verônica Gardin, é muito importante que os moradores facilitem o acesso dos agentes às residências para a realização das vistorias. 

“Frequentemente os agentes nos informam sobre moradores que estão em casa e se recusam a deixar as equipes entrarem para fazer as vistorias nos imóveis. A população precisa colaborar e abrir a casa para a visita dos agentes; só assim é possível fazermos um levantamento real e trabalharmos com as estratégias de enfrentamento à dengue na cidade”, pede a diretora. 

Segundo Verônica, se os moradores tiverem receio de abrir a casa para os agentes por suspeita de golpe, basta pedir a identificação do funcionário. “Todos os agentes usam uniforme da Vigilância e crachá de identificação, com o número da matrícula de cadastro na Prefeitura. Se houver qualquer suspeita, peça a identificação do funcionário. Se isso não for suficiente, solicite a presença do supervisor de campo ou entre em contato diretamente na Vigilância para confirmar a identificação do agente, mas não deixe sua casa ficar sem a vistoria”, enfatiza. 

Até a última quarta-feira, dia 9 de outubro, Paranavaí já contabilizava 2.773 casos notificados de dengue, 1.060 deles positivados.

Compartilhar por Whatsapp

Julio Take

Júlio Take, nasceu em Maringá-Paraná em 1967. Teve a primeira experiência profissinal em 1986, no O Jornal de Maringá. após essa primeira experiencia, trabalhou um tempo em Cascavel e Foz do Iguaçu. Após alguns anos militando na imprensa da região oeste do estado do Paraná, foi convidado a integrar a equipe da Agência de Notícias News.

0 comentários :