Proposta regulariza assentamentos federais anteriores a outubro de 2008

O Projeto de Lei 4348/19 regulariza todas as ocupações com características de colonização ocorridas em terras da União antes de 10 de outubro de 2008. O texto altera a lei que regularizou as ocupações em terras federais, incluindo projeto do Incra, na Amazônia Legal (Lei 11.952/09).
Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Silas Câmara: projeto vem corrigir uma injustiça
A norma foi alterada em 2017 para permitir a regularização de todos os assentamentos oficiais, independentemente do local. A mudança, porém, limitou a legalização fundiária às ocupações anteriores 10 de outubro de 1985.
O autor do projeto, deputado Silas Câmara (REPUBLICANOS-AM), afirma que a fixação dessa data deixou de fora diversos projetos de colonização de áreas. Ele citou o caso de assentamentos nos municípios de Lábrea e Boca do Acre, ambos no estado do Amazonas, que só foram aprovados pelo Incra em 1992, data posterior à regularização promovida pela lei.
“O projeto vem a ajustar essa injustiça, e dá o direito a regularização e moradia de muitas famílias que não podem ser prejudicadas”, disse Silas Câmara.
TramitaçãoO projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara
Compartilhar por Whatsapp

Julio Take

Júlio Take, nasceu em Maringá-Paraná em 1967. Teve a primeira experiência profissinal em 1986, no O Jornal de Maringá. após essa primeira experiencia, trabalhou um tempo em Cascavel e Foz do Iguaçu. Após alguns anos militando na imprensa da região oeste do estado do Paraná, foi convidado a integrar a equipe da Agência de Notícias News.

0 comentários :