Programa habitacional começa com construção de 176 apartamentos


O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, assinou na manhã de hoje, 23, o contrato para a construção dos primeiros apartamentos nas Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis). Solenidade na sala de reuniões do Paço Municipal reuniu diversos segmentos sobre moradias populares. O primeiro lote tem 176 apartamentos, dos quais 88 serão a custo de R$ 128 mil. O restante varia até R$ 170 mil.

Outros lotes serão disponibilizados em breve. Contratos são financiados no programa "Minha Casa, Minha Vida". Fila de espera em Maringá é de aproximadamente 7 mil famílias. "Estamos construindo políticas públicas somando com outros segmentos", comentou prefeito Ulisses Maia após assinar documento hoje.

A exclusividade de atendimento nesses primeiros 30 dias é para quem está cadastrado na prefeitura. Após isso o empreendedor poderá atender outras famílias, desde que tenha renda familiar até seis salários mínimos. As primeiras unidades serão num terreno na rua das Azaléias, próximo ao Hospital Paraná. Agora o empreendedor fará contrato com a Caixa Econômica Federal (CEF) e as obras podem começar em seguida.

Prefeitura se mobiliza para reduzir a fila por casa própria. Serão entregues em breve 49 casas em Iguatemi. A prefeitura comprou dois alqueires na avenida Tuiuti onde devem ser construídos 750 apartamentos. Além de outras Zeis que devem gerar mais 1,5 mil apartamentos.

Zeis é projeto inédito em Maringá. Terrenos são em vazios urbanos, próximos ao centro da cidade. É comum financiamentos para moradias populares serem em regiões de periferia. Nas Zeis já há estrutura pronta na região. Prefeitura não gasta em fazer asfalto, saneamento, construir escola, posto de saúde, entre outras situações comum em novos bairros.

A secretária de Planejamento, Bruna Barroca, aponta que é uma nova maneira de fazer política pública de moradia. A coordenadora da União por Moradia Popular do Paraná, Maria das Graças, diz que há tempos famílias esperam essa novidade e que acompanhará como será feito todo o processo.

Participaram da solenidade hoje as secretarias de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Assistência Social, Obras, Meio Ambiente, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano, Câmara de Vereadores, conselhos municipais, Crea, Observatório das Metrópoles, cooperativas, entre outros.

Compartilhar por Whatsapp

Julio Take

Júlio Take, nasceu em Maringá-Paraná em 1967. Teve a primeira experiência profissinal em 1986, no O Jornal de Maringá. após essa primeira experiencia, trabalhou um tempo em Cascavel e Foz do Iguaçu. Após alguns anos militando na imprensa da região oeste do estado do Paraná, foi convidado a integrar a equipe da Agência de Notícias News.

0 comentários :