Mulheres terão atendimento especial durante todo o mês no Outubro Rosa


A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação da Saúde da Mulher e da Criança, começa nesta terça-feira, dia 1º, a programação especial do "Outubro Rosa". Durante todo o mês de outubro, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) cumprirão um cronograma com horário especial de atendimento para um trabalho de prevenção extra às mulheres.

 “Nós fizemos um cronograma e cada dia da semana uma ou duas UBS vão atender especialmente as mulheres em horário diferenciado, das 16h às 19h. As mulheres poderão fazer os exames e ainda receber orientações sobre o câncer de mama e de útero”, explica a coordenadora do programa Saúde da Mulher e da Criança, Mariana Salvadego Águila.

No próximo sábado, dia 5 de outubro, a Secretaria de Saúde, em parceria com a Unimed e o SESC, está organizando uma série de atividades especiais. A programação começa com o “Acordando Rosa”. Das 8h às 10h, as mulheres poderão participar da ginástica laboral com educador físico, zumba e relaxamento, na Praça dos Pioneiros. Logo depois, acontece a “Carreata Rosa”, com saída da Praça dos Pioneiros e trajeto até o Paço Municipal. Durante o percurso, será realizada a adesivagem de carros e motocicletas, além da distribuição de frutas e água. E no período da tarde, das 14h às 17h, acontece a “Feira Rosa”, também na Praça dos Pioneiros. Durante a Feira, serão realizadas atividades de educação em saúde, com orientações sobre exames preventivos, testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites Virais, violência contra a mulher e seus direitos, oficinas terapêuticas, palestras, além de desfile, sorteio de brindes e coffee break.

Na programação do Outubro Rosa, a coordenação do Saúde da Mulher também está organizando o “Sábado Rosa”, que acontecerá no dia 19 de outubro (sábado), das 8h às 16h, em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. Neste dia, as mulheres que procurarem os postinhos poderão fazer coleta de preventivo, exames clínicos das mamas e participar de palestras educativas exclusivas.

 Durante todo o mês, as empresas interessadas em oferecer palestras de orientação para suas colaboradoras, podem entrar em contato com a enfermeira Juliani, do Programa Saúde do Trabalhador, através do telefone 3902-1137.

Luta contra o câncer - “É muito importante que as mulheres façam os exames preventivos corretamente, especialmente as mulheres com idades entre 25 a 69 anos, que já tiveram relações sexuais ou que têm histórico de câncer na família. Quando os exames preventivos são feitos e verificamos qualquer alteração, os resultados são encaminhados imediatamente para um médico especializado, que fará o encaminhamento para o tratamento. Se diagnosticado precocemente, nas fases iniciais, o câncer de mama e o de cólo de útero têm 95% de chances de cura”, explica Mariana. 

Em 2018, a Secretaria de Saúde realizou 5.663 exames preventivos e 3.391 mamografias em mulheres de Paranavaí.

O projeto “Outubro Rosa” utiliza como símbolo o laço rosa, representando internacionalmente a luta contra o câncer de mama. A campanha tem como objetivo esclarecer não só para as mulheres, mas para toda a população, sobre a importância da realização de exames periódicos, como o autoexame de mama e a mamografia. A doença é o tipo de câncer que mais acomete mulheres em todo o mundo. 

Compartilhar por Whatsapp

Julio Take

Júlio Take, nasceu em Maringá-Paraná em 1967. Teve a primeira experiência profissinal em 1986, no O Jornal de Maringá. após essa primeira experiencia, trabalhou um tempo em Cascavel e Foz do Iguaçu. Após alguns anos militando na imprensa da região oeste do estado do Paraná, foi convidado a integrar a equipe da Agência de Notícias News.

0 comentários :