Campanha Outubro Rosa reforça o autoexame da mama

                                                                                                                             Aldemir de Moraes/PMM

Está lançada a campanha ′Outubro Rosa′ de Maringá. O mês de outubro será todo dedicado com ação de prevenção ao câncer de mama. Desta vez, o tema ′Se cuidar também é um ato de amor′, enfatiza a importância do autoexame. As atividades serão realizadas pelas Secretaria de Saúde e Secretaria da Mulher. A campanha estende a prevenção a todos os tipos de câncer.

Fabiana Zaninelli, uma das convidadas do evento, foi diagnosticada com linfoma em 2018 e hoje está curada do câncer. “Eu tive linfoma entre os pulmões e pescoço. Comecei a sentir os sintomas em outubro de 2018, mas a suspeita era de que fosse tuberculose. Depois de dois meses de noites mal dormidas, ir a hospitais e tomar remédios, recebi o diagnóstico. Foi devastador, mas o apoio da família e amigos foi fundamental. Eu venci!”, disse.

O vice-prefeito, Edson Scabora, enfatizou o entusiasmo das participantes, parabenizando a união e cooperativismo, reforçando o compromisso na garantia da qualidade da saúde e campanhas preventivas. Também participaram do evento a vice-presidente do Provopar, Miriam Scabora, a secretária da Mulher, Claudia Palomares e Luciane Dutra, presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer. 

O movimento iniciou em 1990, nos Estados Unidos, e se espalhou mundialmente, ganhando apoio de instituições públicas e privadas. De acordo com dados da Secretaria de Saúde, cerca de 95% dos casos que conseguem ser diagnosticados precocemente são tratados e curados. As mulheres a partir dos 40 anos devem realizar o exame de mamografia anualmente.

Saiba mais
Informações adicionais podem ser obtidas com a Secretaria da Mulher: (44) 3293-8359
A programação você confere no link: http://bit.ly/2o9JHXl



Compartilhar por Whatsapp

Julio Take

Júlio Take, nasceu em Maringá-Paraná em 1967. Teve a primeira experiência profissinal em 1986, no O Jornal de Maringá. após essa primeira experiencia, trabalhou um tempo em Cascavel e Foz do Iguaçu. Após alguns anos militando na imprensa da região oeste do estado do Paraná, foi convidado a integrar a equipe da Agência de Notícias News.

0 comentários :