Ações de prevenção do câncer de mama também valem para homens


                                                                    Vivian Silva/PMM    

Ações da Prefeitura de Maringá para a campanha Outubro Rosa, de prevenção do câncer de mama, serão realizadas durante todo mês. Na programação de hoje, 8, os servidores da Secretaria de Serviços Públicos (Semusp) recebem informações e orientações sobre mamografia e o autoexame (programação em anexo).

Ana Lúcia de Souza, 57 anos, foi internada no Hospital do Câncer em 2015, com suspeita de leucemia. “Eu via o sofrimento das pessoas no hospital e desde então eu realizo anualmente o exame. Todos deveriam prevenir”, diz a servidora da Semusp.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), cerca de 1% dos pacientes com câncer de mama são homens, sendo recorrente a partir dos 60 anos. José Jorge de Paula, 56 anos, realizou o autoexame pela primeira vez. Ele trabalha no Cemitério Municipal e com o convívio diário com a morte, vê a importância de cuidar da saúde. “Precisamos nos cuidar. Nós, homens, temos que deixar o preconceito de lado. O que mais importa é pensar em nossa saúde”, diz.

A recomendação é que todos realizem o autoexame ao menos uma vez por mês. A prevenção pode ser feita em casa, durante o banho, ou na frente do espelho. A pessoa deve tocar toda a região da mama até a axila em busca de mudanças na textura, secreções, caroços ou outros incômodos. Cerca de 90% dos tumores são detectados pelos pacientes, segundo a Secretaria de Saúde. Em caso de suspeita, os pacientes devem comparecer até a Unidade Básica de Saúde (UBS).

Saiba mais
Secretaria de Saúde - Coordenação Saúde da Mulher: (44) 3218-3162



Compartilhar por Whatsapp

Julio Take

Júlio Take, nasceu em Maringá-Paraná em 1967. Teve a primeira experiência profissinal em 1986, no O Jornal de Maringá. após essa primeira experiencia, trabalhou um tempo em Cascavel e Foz do Iguaçu. Após alguns anos militando na imprensa da região oeste do estado do Paraná, foi convidado a integrar a equipe da Agência de Notícias News.

0 comentários :