Agência do Trabalhador recebe empresas para atender pessoas com deficiência


O Dia ‘D’ de Inclusão Social e Profissional, que é nacionalmente comemorado no dia 29 de setembro, contou com programação especial na Agência do Trabalhador de Paranavaí nesta sexta-feira (27). Dedicado exclusivamente ao atendimento das pessoas com deficiência e aos beneficiários reabilitados pelo INSS, o dia tem como intuito a sua inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho. 

No total, 12 empresas estiveram na Agência do Trabalhador nesta sexta para entrevistar os candidatos. “A ideia é reunir trabalhadores com deficiência, reabilitados e empregadores no mesmo espaço. As empresas podem utilizar este dia exclusivamente para entrevistas e processos de seleção de trabalhadores com deficiência e reabilitados que pretendem se recolocar no mercado de trabalho. Temos que ressaltar que, algumas empresas mesmo não tendo a obrigação, contratam pessoas com deficiência, dão oportunidades e ajudam a fomentar esse mercado em Paranavaí”, disse a gerente da Agência do Trabalhador, Elen Della Pria Kumatsu. 

De acordo com a Lei Federal nº 8.213/91, as empresas com 100 ou mais funcionários são obrigadas a preencher de dois a cinco por cento dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência, na seguinte proporção: até 200 funcionários - 2%; de 201 a 500 funcionários - 3%; de 501 a 1000 funcionários - 4%; de 1001 em diante - 5%. 

“Percebemos que a cada ano a situação evolui um pouco mais. É possível notar a diferença e ficamos felizes por conseguir ter esse dia exclusivo para essas pessoas. Ter as empresas por perto facilita muito o processo e os resultados sempre aparecem”, finalizou Elen.
Compartilhar por Whatsapp

Julio Take

Júlio Take, nasceu em Maringá-Paraná em 1967. Teve a primeira experiência profissinal em 1986, no O Jornal de Maringá. após essa primeira experiencia, trabalhou um tempo em Cascavel e Foz do Iguaçu. Após alguns anos militando na imprensa da região oeste do estado do Paraná, foi convidado a integrar a equipe da Agência de Notícias News.

0 comentários :